Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Epidemias causadas pelo mosquito podem ser contidas por radiação nuclear; programa é semelhante ao planejamento familiar

Quarta 03/02/16 - 9h00

Método capaz de tornar mosquitos Aedes aegypti, machos, inférteis, através de radiação nuclear, pode ajudar a conter a epidemia mundial causada pelo mosquito. Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica, com sede em Viena, vão se encontrar com autoridades brasileiras dia16 de fevereiro para discutir o uso daTécnica do Inseto Estéril”.
COMBINADO
"Se o Brasil soltar um grande número de machos estéreis, levaria poucos meses para reduzir a população, mas isso tem que ser combinado com outros métodos”, afirmou o vice-diretor da Agência. Isto inclui o uso de inseticidas e armadilhas.A técnica é adaptada de métodos antigos usados para reduzir as populações de outros insetos, como a mosca-das-frutas e envolve expor os machos do mosquito Aedes aegypti a raios-X ou gama para tornar o esperma estéril.
FAMILIAR
Os mosquitos machos, criados em laboratório, seriam então soltos para cruzar com as fêmeas da espécie que, então, levariam ovos que nunca se desenvolveriam, reduzindo assim o número de insetos numa determinada área sem matar animais ou usar químicos. "É planejamento familiar para insetos”, resumiu o chefe do setor de controle de pestes e insetos. Uma geração de mosquitos machos estéreis leva cerca de um mês para ser produzida.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais