Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Especialistas alertam para "grande terremoto" no Japão, e aviso causa apreensão

Segunda 25/04/16 - 15h

Causou apreensão o alerta de especialistas no Japão sobre um “grande terremoto”, próximo. Segundo a Universidade de Tóquio, existe 98% de possibilidade de que nos próximos 30 anos aconteça o que eles chamam de Grande Terremoto de Kanto, em uma área onde se encontra Tóquio, a capital japonesa.
CÁLCULOS
Cálculos da Agência de Meteorologia do Japão são de que essa probabilidade seja de 70%.O último terremoto forte na região foi registrado em 1923 e foi de 7,8 graus. Na época, mais de 140 mil pessoas morreram.
ALERTA
Por causa do grande destaque, na mídia, da possibilidade de aumento nas fortes atividades sísmicas, o Consulado do Brasil em Tóquio divulgou um alerta para os 200 mil brasileiros que vivem no Japão se preparem.
TRAGÉDIA
Desde o último dia 14, fortes tremores têm sido registrados no sudoeste do Japão. Os dois abalos sísmicos mais fortes da semana passada, de 6,5 e 7,3 graus, deixaram até agora 42 mortos na província de Kumamoto.
PREPARADO
Apesar das previsões nada otimistas, especialistas lembram que o Japão é um país preparado para fortes terremotos. As normas de segurança para construções melhoraram depois de 1995, ano em que o forte tremor em Kobe matou mais de 6.400 pessoas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais