Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Apagão de energia elétrica atinge agora 8 estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará. Minas acabou atingida

Quarta 21/03/18 - 16h39

Oito Estados do Norte e Nordeste do Brasil são afetados, neste momento, por um apagão que começou pouco antes das 16 horas. Foram afetados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará.
DEFEITO
O diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o problema foi causado por defeito na subeestação da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga (Itaparica), no município de Jatobá, interior de Pernambuco.
DESEQUILÍBRIO
A falha técnica provocou desequilíbrio, interrompendo o fornecimento das usinas de Paulo Afonso, de Itaparica (Pernambuco) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe).
NOTA
Em nota divulgada, o ONS disse que, às 15h48, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".
ESTIMATIVA
A avaliação é de que o retorno da energia elétrica demorará cerca de até 60 minutos.
MINAS
A Cemig disse que 31 cidades foram atingidas pelo apagão, que durou cerca de 15 minutos. “O desligamento ocorreu às 15h48 desta quarta-feira e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 15h52 e, dez minutos depois, praticamente todos os clientes já estavam com a energia restabelecida”, disse.
MAIS
Pelo último balanço, fixaram sem luz cidades do Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais